domingo, 16 de junho de 2019

ATOS 27


ATOS 27

Enquanto em Éfeso Paulo “propôs, em espírito ... ver também Roma” (At 19:21), e, o que é mais importante ainda, era o propósito do Senhor para ele – “assim importa que testifiques também em Roma” (At 23:11). Acabamos de traçar os caminhos de Deus nos bastidores, levando-se em conta que “se determinou que (nós) havíamos de navegar para a Itália”. Mais uma vez, Lucas usa “nós”, mostrando que agora era novamente um companheiro de Paulo assim que eles começaram nesta jornada, que seria tão cheia de desastres, e ainda assim teria um fim tão milagroso.
Olhando para as causas secundárias, Paulo poderia ter se arrependido amargamente de seu apelo a César, quando Agripa declarou que ele poderia ter sido colocado em liberdade. Olhando para Deus, tudo estava claro, e Paulo com outros prisioneiros começou a viagem. No entanto, embora a jornada fosse assim ordenada por Deus, não se seguiu que tudo se movesse com facilidade e suavidade, mas completamente o oposto; pois é registrado desde o início que “os ventos eram contrários” (v. 4). O fato de que as circunstâncias são contra nós não é prova de que estamos fora do caminho da vontade de Deus, nem circunstâncias favoráveis necessariamente signifiquem que estamos no caminho de Sua vontade. Não podemos deduzir com segurança das circunstâncias o que pode ou não ser a Sua vontade para nós.
As circunstâncias continuaram contrárias e o progresso foi entediante, “não nos permitindo o vento ir mais adiante” (v. 7), e a época perigosa do ano chegou quando era costume suspender as viagens em algum porto seguro. O lugar chamado “Bons Portos” foi alcançado, que apesar de seu nome não era um local adequado, e aqui um conflito de opinião se desenvolveu. O capitão estava desejoso de chegar a Fenícia, enquanto Paulo avisava que eles estavam prestes a cair em desastre e perda, não só para o navio e carga, mas também para suas vidas. O centurião romano, encarregado do grupo de prisioneiros, realizou o voto de desempate e, tendo escutado a voz da sabedoria mundana e da habilidade náutica, por um lado, e o entendimento espiritual, por outro, decidiu em favor do conselho do capitão.
Qualquer pessoa comum, sem dúvida, teria decidido como o centurião e quando de repente o vento se desviou e soprou gentilmente do sul, parecia que Deus estava favorecendo a decisão do centurião. Mas, novamente, vemos que as circunstâncias não fornecem orientação verdadeira; pois partiram apenas para serem apanhados pelo temido Euro-aquilão, o que perturbou todos os seus planos. Eles procederam por vista e não por fé, e tudo terminou em desastre. Eles tomaram todas as medidas possíveis para operar a sua própria salvação, mas sem resultado, de modo que, finalmente, toda a esperança foi abandonada. É fácil ver que tudo isso pode ser efetivamente usado como uma espécie de alegoria; representando as lutas da alma por libertação, seja da culpa ou do poder do pecado. Nada estava certo até que Deus interveio, primeiro pela Sua Palavra por meio de Paulo, e então pelo Seu poder no naufrágio final.
Foi quando eles estavam quase morrendo de fome e sem esperança que o anjo de Deus apareceu a Paulo. Quase uma quinzena havia se passado desde o início da tempestade e, até esse ponto, Paulo não tivera nada de autoridade para dizer. Mas agora a Palavra de Deus havia chegado a ele, afirmando que ele deve comparecer diante de César, e que ele e todos os que navegam com ele devem ser salvos. Deus, tendo falado, Paulo podia falar com autoridade e máxima certeza. Depois de quinze dias jogados de um lado para o outro em mares bravios, a sensação de todos deve ter sido deplorável e deprimente. Mas o que tinham os sentimentos a ver com o assunto? Deus havia falado, e a atitude de Paulo era: “creio em Deus”, apesar de todos os sentimentos do mundo.
Todas as probabilidades da situação também teriam rejeitado o que o anjo dissera. Que um pequeno veleiro, repleto de 276 pessoas, deveria ser naufragado e destruído, em dias em que não havia botes salva-vidas, e mesmo assim cada um dos 276 ser salvo era tão altamente improvável a ponto de ser declarado impossível. Mas Deus havia dito isso, então Paulo riu da impossibilidade e disse: “há de acontecer”. Além disso, sua fé era tão forte que ele não apenas disse isso em seu coração, mas também disse em alta voz o testemunho para as outras 275 pessoas a bordo. Suas palavras exatas foram: “há de acontecer assim como a mim me foi dito”. A salvação de todos ainda não havia acontecido, mas ele estava tão certo disso como se tivesse acontecido.
Fé foi simplesmente definida como “crer no que Deus diz, porque Deus diz isso”, e isso é bem apoiado pelas palavras de Paulo: “creio em Deus”. Neste caso, sentimentos, razão, experiência, as probabilidades da situação, tudo teria contradito a declaração divina, mas a fé aceitou o que Deus disse, embora tudo o tenha negado. Fé em nossos corações falará da mesma maneira. O testemunho divino para nós lida com assuntos muito maiores do que a salvação temporal apenas, e não nos chega da boca de um anjo, mas por meio dos Escritos Sagrados e inspirados, os quais agora temos impressos em nossa própria língua; mas a nossa recepção é para ser igualmente definida. Nós simplesmente cremos em Deus e, assim, estabelecemos nosso selo de que Deus é verdadeiro.
Os versículos 34-36 nos mostram que a atitude e as ações de Paulo corroboravam suas bravas palavras de fé. Assim, vemos ele exemplificando o que Tiago enfatiza em sua epístola: fé, se estiver viva, deve se expressar em obras. Se, tendo proferido palavras de fé, ele permanecesse deprimido e abatido como os demais, ninguém prestaria muita atenção às suas palavras. Mas ao invés disso, tendo anunciado palavras de bom ânimo, ele próprio evidentemente tinha bom ânimo. Ele deu graças a Deus, tomou comida e exortou os outros a fazer o mesmo. Suas obras, assim, atestando a realidade de sua fé, todos ficaram impressionados com isso. Eles também estavam de bom ânimo e tomaram comida. Até agora as circunstâncias não foram alteradas, mas foram alteradas como a confiança da fé encontrou um lugar em seus corações, pois forneceu-lhes “o firme fundamento [a concretização – JND] das coisas que se esperam e a prova [convicção – JND] das coisas que se não veem” (Hb 11:1). Todo o episódio é uma excelente ilustração do que é fé e como ela funciona.
Também ilustra como a fé é vindicada. Deus foi tão bom quanto a Sua Palavra, e toda alma foi salva. Sua promessa foi cumprida literal e exatamente, e não aproximadamente e com precisão tolerável, como é tão comum entre os homens. Podemos aceitá-Lo em Sua Palavra com absoluta certeza. No entanto, isso não significa que podemos nos tornar fatalistas e ignorar as medidas ordinárias de prudência. Isso também é ilustrado em nossa história. Depois que Paulo anunciou que todos deveriam ser salvos, ele não permitiu que os marinheiros fugissem do navio, uma vez que sua presença era necessária; e, mais tarde, quando todos haviam comido o suficiente, aliviaram ainda mais o navio lançando o trigo no mar. Eles não dobraram os braços e não fizeram nada como o fatalismo teria decretado, mas tomaram as medidas ordinárias de prudência, confiando na Palavra de Deus. O final foi realmente milagroso. De um jeito ou de outro, todos foram salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário