domingo, 16 de junho de 2019

ATOS 18


ATOS 18

O capítulo abre com Paulo em Corinto, e lá ele conheceu Áquila e Priscila. O severo decreto de Cláudio operou para lançá-los no caminho de Paulo, e isto levou à conversão deles e depois ao seu serviço subsequente, que mereceu o alto louvor de Romanos 16:3-4. Deus transformou o decreto de expulsão para bem, fazendo com que a ira do homem O louvasse; e podemos esperar e orar para que Ele trabalhe da mesma maneira em relação aos decretos modernos contra os judeus. Com esse casal, Paulo habitou e começou seu trabalho na sinagoga. Aqui Silas e Timóteo se juntaram a ele, e o testemunho de Paulo tornou-se mais forte e mais direto. Então, diante da oposição dos judeus, ele se voltou para os gentios.
“E, saindo dali” (v. 7); isto é, da sinagoga; e levou seu testemunho à casa de um certo homem, Tito Justo, que estava por perto. No entanto, uma obra bem definida e grande de Deus aconteceu, sendo o principal da sinagoga convertido. Por uma visão, o Senhor o encorajou a falar com ousadia, com a certeza de que ele não deveria ser molestado ali, como fora em outros lugares. Então, por dezoito meses ele trabalhou. Houve uma tentativa contra ele, mas sob a mão de Deus isso foi frustrado pela fria indiferença de Gálio, o procônsul romano, que tratou todo o assunto como uma disputa sobre palavras e nomes, e não se preocupou com nenhuma dessas coisas. Assim, Deus pode utilizar o temperamento de um governador, bem como o decreto de um César, para servir Seus fins, e Paulo não deixou Corinto até algum tempo depois.
Com esta longa permanência em Corinto, a segunda jornada de Paulo chegou ao fim, e ele partiu para Jerusalém e Antioquia, via Éfeso, onde sua estadia foi curta; ele prometeu voltar, “querendo Deus” (v. 21). Que Deus quis assim, vemos no próximo capítulo. O versículo 18 nos mostra que Paulo ainda observava os costumes judaicos, como na questão de um voto.
Em Antioquia, ele passou “algum tempo”, uma expressão que indica um período não muito longo: então ele partiu em sua terceira jornada, e inicialmente às cenas de antigos trabalhos, a fim de fortalecer os discípulos. Este é sempre um trabalho muito necessário, uma vez que existem muitas influências que contribuem para o enfraquecimento dos discípulos. Temos a história de Paulo no primeiro versículo de Atos 19, e os versículos 24-28 são um parêntese que trata com o pleno esclarecimento de Apolo e seu feliz serviço, no qual descobrimos que, embora Paulo tenha passado bem rapidamente em Éfeso, Áquila e Priscila permaneceram lá e, por meio deles, o Senhor forneceu a Apolo exatamente o que ele precisava.
Apolo possuía o dom natural da eloquência – ele era um mestre de palavras. Por estudo diligente ele se tornou “poderoso nas Escrituras”. No entanto, quando ele chegou a Éfeso, ele não estava bem informado quanto à intervenção de Deus em Cristo. Ele só sabia das coisas até a introdução de Jesus pelo batismo de João. O que ele sabia, ele diligentemente ensinava na sinagoga. Áquila e Priscila, ouvindo-o, imediatamente perceberam o que lhe faltava e realizaram o agradável serviço de mostrar-lhe hospitalidade, a fim de instruí-lo mais plenamente no que havia acontecido por meio de Cristo. Assim, Deus usou esses santos, que não tinham nenhum dom público específico, para fielmente introduzir um vaso muito talentoso em sua carreira de serviço. De Éfeso ele foi para Corinto, e não apenas ele convenceu muitos judeus quanto a Cristo, mas também ajudou muito os crentes. Quanto da recompensa de seu eficiente serviço irá a crédito de Áquila e Priscila, quem dirá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário